
Embora shawarma e kebab sejam pratos muito populares aqui no Brasil, eles frequentemente são confundidos. Confira a diferença entre eles para não errar no pedido!
A palavra kebab (ou kabāb, do persa) significa “carne grelhada” e é um termo bastante abrangente e muito antigo. Ela se refere a qualquer tipo de carne (ou até mesmo vegetais) que é espetada e grelhada ou assada.
Em resumo, o kebab é um termo genérico para churrasco, carnes assadas em geral, mas que na prática normalmente se apresenta como “espetinho”, seja ele servido na forma de sanduíche ou no prato, com outros acompanhamentos.

O shawarma é uma variação específica de kebab, com origem no Império Otomano (atual Turquia), mas que se popularizou no Levante (região que inclui Líbano, Síria, Jordânia, Israel e Palestina) e daí para o mundo.
A palavra “shawarma” vem do termo turco “çevirme”, que significa “girar”, referindo-se ao espeto vertical. Simplificando, sabe o “churrasquinho grego”? É o shawarma! E aqui no Brasil ele tem esse nome porque na Grécia, que por muito tempo fez parte do Império Otomano, o shawarma é muito popular e consumido nas ruas e lá ele recebe o nome de “gyros”.
Em resumo, o shawarma é uma forma específica de kebab caracterizada pelo seu método de cozimento em um espetão vertical giratório (lembre sempre do “churrasquinho grego”) e pela sua apresentação como sanduíche enrolado.
Já o kebab é um termo genérico que engloba uma vasta gama de pratos de carne grelhada ou assada em espetos, que podem ser servidos como sanduíche ou como prato.

Para complicar, os turcos e os amantes da comida de rua do Oriente Médio têm difundido pela Europa e pelo mundo a sua versão de shawarma (que você aprendeu aqui que se trata de um tipo específico de kebab), o Doner Kebab.
O doner kebab é o shawarma no estilo turco. Seu consumo e seu nome, porém, não se restringem à Turquia.
Em praticamente todas as grandes cidades ocidentais, vamos encontrar nas ruas imigrantes do Oriente Médio servindo esse tipo de shawarma, que se difere mais pelo pão onde é servido.
Enquanto no shawarma, a carne e os outros recheios são enrolados em pão sírio fininho, no doner kebab os recheios são apenas colocados dentro do miolo de um pão redondo grande e fofinho.
Para complicar mais ainda, os gregos também usam esse tipo de pão e dão o nome de Gyros ao mesmo sanduíche.

Quer receber mais histórias, receitas e curiosidades do Oriente Médio? Deixe seu e-mail, que enviaremos direto ao seu email.