Kebab x Shawarma: você sabe qual é a diferença entre eles?

Mauro Brosso
October 28, 2025
5 min read

Embora shawarma e kebab sejam pratos muito populares aqui no Brasil, eles frequentemente são confundidos. Confira a diferença entre eles para não errar no pedido!

Kebab

A palavra kebab (ou kabāb, do persa) significa “carne grelhada” e é um termo bastante abrangente e muito antigo. Ela se refere a qualquer tipo de carne (ou até mesmo vegetais) que é espetada e grelhada ou assada.

Por isso, existem inúmeras variações de kebab pelo mundo, como:

  • Shish Kebab: Cubos de carne (geralmente cordeiro, frango ou carne bovina) intercalados com vegetais, espetados e grelhados. É o que a maioria das pessoas associa ao “churrasquinho” ou “espetinho”.
  • Adana Kebab / Urfa Kebab / Kafta: Carne moída temperada, moldada em espetos largos e grelhada direto sobre o fogo ou até mesmo chapeada.

Em resumo, o kebab é um termo genérico para churrasco, carnes assadas em geral, mas que na prática normalmente se apresenta como “espetinho”, seja ele servido na forma de sanduíche ou no prato, com outros acompanhamentos.

Imagem: Kebab

Shawarma

O shawarma é uma variação específica de kebab, com origem no Império Otomano (atual Turquia), mas que se popularizou no Levante (região que inclui Líbano, Síria, Jordânia, Israel e Palestina) e daí para o mundo.

A palavra “shawarma” vem do termo turco “çevirme”, que significa “girar”, referindo-se ao espeto vertical. Simplificando, sabe o “churrasquinho grego”? É o shawarma! E aqui no Brasil ele tem esse nome porque na Grécia, que por muito tempo fez parte do Império Otomano, o shawarma é muito popular e consumido nas ruas e lá ele recebe o nome de “gyros”.

As principais características e diferenças do shawarma são:

  • Preparo da Carne: A carne (geralmente frango, cordeiro ou carne bovina) é marinada em uma mistura de especiarias e empilhada em um espeto vertical giratório. Ela é assada lentamente e as camadas externas são fatiadas finamente à medida que ficam crocantes e cozidas.
  • Formato: Diferente de muitos tipos de kebab, o shawarma é quase sempre servido como um sanduíche enrolado em pão sírio, pão pita e até em pães ocidentais como a baguete.
  • Acompanhamentos: Os acompanhamentos do kebab sanduíche e do shawarma são os mesmos (molho tahine, pasta de alho, saladas, etc), mas o shawarma costuma ter um acompanhamento exclusivo, que não é usado no kebab, que é a batata frita dentro do próprio sanduíche.

Em resumo, o shawarma é uma forma específica de kebab caracterizada pelo seu método de cozimento em um espetão vertical giratório (lembre sempre do “churrasquinho grego”) e pela sua apresentação como sanduíche enrolado.

Já o kebab é um termo genérico que engloba uma vasta gama de pratos de carne grelhada ou assada em espetos, que podem ser servidos como sanduíche ou como prato.

Imagem: Shawarma

Mas e o Doner Kebab?

Para complicar, os turcos e os amantes da comida de rua do Oriente Médio têm difundido pela Europa e pelo mundo a sua versão de shawarma (que você aprendeu aqui que se trata de um tipo específico de kebab), o Doner Kebab.

O doner kebab é o shawarma no estilo turco. Seu consumo e seu nome, porém, não se restringem à Turquia.

Em praticamente todas as grandes cidades ocidentais, vamos encontrar nas ruas imigrantes do Oriente Médio servindo esse tipo de shawarma, que se difere mais pelo pão onde é servido.

Enquanto no shawarma, a carne e os outros recheios são enrolados em pão sírio fininho, no doner kebab os recheios são apenas colocados dentro do miolo de um pão redondo grande e fofinho.

Para complicar mais ainda, os gregos também usam esse tipo de pão e dão o nome de Gyros ao mesmo sanduíche.

Imagem: Doner Kebab

Sua viagem pelos souks começa aqui

Quer receber mais histórias, receitas e curiosidades do Oriente Médio? Deixe seu e-mail, que enviaremos direto ao seu email.

Ao se inscrever, você concorda que vai receber muito carinho e algumas histórias deliciosas. Pode cancelar quando quiser (mas esperamos que não queira).
Eba! Agora você faz parte da mesa dos Shushukos. Sua primeira newsletter chega na sexta que vem, às 17h.
Oops! Something went wrong while submitting the form.